Como concentrar nos estudos? 5 dicas para melhorar o foco 

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre como a internet mudou a nossa forma de consumir conteúdo. Isso significa que ela mudou também a nossa forma de estudar. 

Afinal, agora temos mais esse estímulo constante, que fica o tempo todo tirando nossa atenção dos livros e apostilas. Principalmente para quem está se preparando para o vestibular ou concursos públicos, isso é um dilema essencial: como concentrar nos estudos? 

No artigo de hoje, vamos dar 5 dicas rápidas para resolver o problema e conquistar seus sonhos. Confira!

5 dicas de como concentrar nos estudos

1 – Crie uma rotina 

O primeiro segredo para conseguir focar nos estudos está em criar uma rotina organizada. Tenha um tempo por dia que deve ser dedicado aos estudos e evite mudar isso, mesmo que seja para mais. Afinal, cansar muito em um dia pode gerar aquela sensação de que é tudo bem pular outros. 

Também tente criar uma sequência de atividades antes de estudar e repita da mesma forma na maioria dos dias. Por exemplo, muita gente gosta de tomar um banho, comer algo leve, fazer um alongamento e seguir para os estudos. Assim, ficam relaxados e confortáveis para focar no que importa: estudar. 

2 – Deixe o celular longe

No início do texto nós já falamos: a tecnologia pode ser um inimigo dos estudos. Então se você é dessas pessoas que fica parando para mexer no celular, deixe ele bem longe. 

Faça o mesmo com outros equipamentos que podem chamar a atenção, desligue a televisão e desative as notificações se for utilizar algum eletrônico nos estudos (como o computador, por exemplo).

3 – Durma bem

Descansar o suficiente também é essencial para manter a concentração nos estudos. Isso porque nosso cérebro precisa do sono para processar as memórias e selecionar o que vamos reter. 

Portanto, tente dormir pelo menos 8 horas por dia e não sacrifique momentos de sono para estudar. Se estiver muito cansado, você pode acabar nem absorvendo nada. 

4 – Tenha água e um lanche por perto

Muita gente acaba levantando várias vezes durante suas horas de estudo para buscar água ou comer. Se você deixar uma garrafinha de água e um snack por perto, esse problema diminui bastante e você corre menos risco de se distrair no caminho. 

Mas cuidado, se você é daquelas pessoas que come sem prestar atenção, pode acabar exagerando. Então faça pausas para comer, mesmo que continue sentado no seu ambiente de estudo. 

5 – Pratique meditação

Outra dica essencial para quem quer saber como concentrar nos estudos é praticar meditação frequentemente. Reserve alguns minutos do dia e comece com a técnica de mindfulness, que já se tornou popular no mundo todo. 

Ela consiste em prestar atenção no próprio corpo, nos pensamentos e na respiração. Além de melhorar o foco, a meditação também ajuda na memória e descansa o corpo e a mente. Ou seja, benefícios feitos praticamente sob medida para quem enfrenta uma rotina de estudos bem desgastante, não é?

Procure saber mais e experimente!

E se mesmo com essas dicas você esta atrás de algum suplemento para te ajudar a ter foco e concentração nós aqui do blog da cis te indicamos o produto chamado All Time Pro.

É isto, eu vou ficando por aqui, caso você queira voltar para nossa página inicial basta clicar no link.

Até a próxima, beijos!!

 

[ratings]

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.