Como passar no concurso da PM? Saiba as melhores dicas aqui!

Olá menina(o) tudo bem? Se você veio parar neste meu artigo com certeza você está igual eu alguns meses atrás, doida para conseguir uma vaga no concurso da PM, para melhorar sua qualidade de vida, qualidade de trabalho, melhorar a segurança financeira e também não podemos negar o status de concursada(o) da polícia militar não é mesmo?

Bom, primeiro vamos começar com a realidade que é: Não é fácil passar em concursos da polícia militar, isso é verdade, mas é verdade também que existem algumas dicas e macetes que conseguem te ajudar bastante quando se vai fazer uma prova desse calibre, macetes que muitas vezes deixam centenas de concorrentes nas frentes dos outros.

E pensando nisso resolvi escrever este artigo porque já conseguir minha vaga concursada, e hoje tenho todos os benefícios e vantagens que em uma época eu sonhava, portando se eu conseguir te ajudar com pelo menos uma dica das que eu vou escrever aqui já ficarei feliz.

Vamos lá!

1-Primeiro entenda a atuação da PM e como passar no concurso

Antes até mesmo de saber como passar no concurso acho importante o candidato estar por dentro de tudo que um agente militar faz. Várias vezes pessoas participam de concursos públicos sem ter ideia se aquela vaga é mesmo a que desejam. E por isso se frustram muito fácil com a profissão quando são aprovadas.

Os policiais militares fazem parte de um órgão estadual, que é encarregado pela ordem pública, segurança e policiamento em cada um dos estados. A pessoa que é aprovada nestes concursos, que diferem de acordo com o estado passa a ser responsável pela ordem e segurança do estado em que vai atuar. Os salários também são algo que vária entre os estados.

2 – É importante ler o edital do concurso em que vai participar

O primeiro passo para quem já decidiu que vai participar do concurso para a PM é ir atrás do edital e ler do começo ao fim, lá estarão listados todos os pré requisitos para assumir o cargo ou fazer a prova.

Um dos requisitos mais comuns que vão aparecer nos editais são:

  • Ter nascido no Brasil ou ser naturalizado;
  • Ser maior de idade antes da data da matrícula;
  • Não ter nenhum débito com as obrigações militares (se no caso o candidato for homem) e eleitorais também, sendo obrigatório a comprovação;
  • Carteira Nacional de Habilitação válida ou provisória, sendo ela no mínimo da categoria B;
  • Saúde física e mental, sendo que a parte física pode ser colocada a prova caso uma prova prática seja aplicada.
  • Não possuir antecedentes criminais até a data da realização do concurso;
  • Não ter sido cortado ou excluído de qualquer uma das forças armadas do Brasil por atos de improbidade administrativa;
  • Não possuir tatuagens ou qualquer outra alteração permanente no corpo que remeta a violência, gangues, uso de drogas ou envolvimentos com organizações criminosas.

Esses são uns dos requisitos mais comum para alguém que quer assumir algum cargo na policia militar, mas também é importante lembrar que existem cargos que tem suas particularidades que são descritas também no edital. Nele também é possível ver os dias e horários de provas, portanto fique de olho nisso para não se confundir com o dia que a prova vai ser aplicada muito menos com o horário.

No edital fica disponível também o que se pode ou não levar quando você vai realizar o teste. Não esqueça também que a PM é um órgão estadual, portando cada estado muda um pouco o conteúdo estudado para as provas.

3- Conheça todas as fases do concurso da PM para não ser surpreendido

Diferente da maioria dos concursos públicos em que você precisa apenas passar por uma prova escrita e estar de acordo com todos os pré-requisitos, nos concursos da PM os candidatos costumam ser submetidos a 5 fases diferentes para pode assumir o cargo. Vou listar todas elas:

  1. Prova Objetiva;
  2. Exame de Aptidão Mental;
  3. Exame De Saúde; (Consulta Médica).
  4. Exame de Capacidade Física; (Prova Física).
  5. Investigação Social (Que seria checar a ficha do candidato).

A primeira prova objetiva vai ser classificatória e eliminatória. Já as outras fases são todas eliminatórias, caso você não consiga completar uma delas você é automaticamente retirado do processo seletivo já.

4 – Trace um plano de estudo para a prova que vai ser objetiva

A prova objetiva é a primeira prova que você vai fazer, a primeira das 5 que foram citada aqui em cima que são obrigatórias para você ser aprovado em um concurso da PM, conseguindo passar por ela você estará ainda mais perto de conseguir seu cargo na polícia do seu estado. Mesmo este artigo sendo baseado nos editais do ano de 2018 acredito que nenhuma mudança significante vai ser feita de um ano pro outro.

A prova é composta normalmente por 80 questões todas elas sendo de múltipla escolha na qual apenas uma alternativa esta correta. Entre essas 80 questões contém questões sobre conhecimento geral, que são compostas por áreas como raciocínio lógico, matemático, noções de informática e língua portuguesa. Existem também questões que são sobre direito penal militar, que é uma área que poucos desavisados estudam sobre.

Para contribuir ainda mais com sua aprovação é bom você ter um plano de estudo bem elaborado e que seja eficiente para você, é importante cobrir todas as matérias abordadas no edital. Organizar sua semana para ter horários fixos de estudo é essencial.

E um ponto que poucas pessoas lembram é o descanso, quando você se sentir exausto é importante você descansar fazendo algo que você goste e que vá liberar sua mente.

Jogos e filmes são bem vindos nestas horas, muitos dos candidatos se sobrecarregam e acabam não sendo tão efetivos nos dia das provas, sendo vítimas dos brancos e perda de memória.

5 – Preste atenção no exame de aptidão mental

Este exame também conhecido como psicoteste tem como principal objetivo saber se os candidatos têm as características importantes para fazer parte da PM, estas características dizem respeito às situações que um policial pode passar no dia a dia.

Algumas das características que podemos citar são:

  • Autoconfiança;
  • Controle Emocional;
  • Controle de Ansiedade;
  • Compulsividade;
  • Resistência a frustrações;
  • Boa apresentação social;
  • Adaptabilidade a situações adversas;
  • Honestidade e integrabilidade;
  • Fobias e medos apresentados pelo candidato;
  • Agressividade adequada a função;
  • Espírito de liderança;
  • Capacidade de fazer parte de uma corporação;
  • Gostar de trabalhar em equipe;
  • Defender e querer fazer parte da polícia militar.

6 – Tenha a saúde em dia para o Exame da PM

Este exame tem como objetivo identificar os candidatos que possuem alguma doença ou sintomas que vão inabilitar a pessoa a exercer o cargo. A idade é considerada, além da massa muscular e altura. Condições de saúde também são consideradas.

Problemas cardíacos também podem te tirar a vaga tão desejada, a melhorar maneira de se prepara pra essa fase é fazer um check-up completo com um médico de confiança e ficar por dentro de todas suas possibilidades físicas.

A alimentação balanceada também é muito importante para essa prova, lembre de no dia da prova só comer coisas leves para que o estômago não ser seu inimigo como acontecer com muitos participantes. Ou seja, nada de feijoada no dia hahahahaha.

7 – Se prepare para o exame de capacidade física

Para conseguir seu cargo na polícia militar não basta apenas passar na prova, você também precisa ter o física certo para exercer suas funções e demandas demandadas para você.

O exame de capacidade física ou TAF consiste basicamente em uma série de exercícios que serão encarregados de definir sua força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e velocidade entre todos os participantes.

Assim é possível avaliar com maior exatidão se o candidato esta pronto ou não para participar do curso de formação e também se tem a resistência necessária para praticar seu cargo por completo.

O TAF geralmente são compostos pelas seguintes etapas:

  1. Natação em piscina;
  2. Correr durante 12 minutos;
  3. Abdominal remador;
  4. Para os homens flexão na barra fixa e para mulheres exercícios de barra estática;

Você deve se preparar para essa prova do mesmo jeito que se preparou para a prova escrita, com exercícios bem planejados e feitos constantemente para melhorar sua resistência e performance. Lembrando também dos exames de saúde antes de realizar a prova.

Eu quando fiquei treinando fiz um cronograma em que fazia exercícios 4 dias por semana e quando fui fazer o teste não tive muitos problemas para ser aprovada.

8 – A ultima parte, investigação Social

A ultima fase do concurso da PM é chamada de investigação social, é feita nela uma investigação sobre a conduta do candidato de uma forma geral na vida, em aspectos sociais morais e profissionais, que são levados bastante em consideração para atuar na corporação da polícia.

Neste ultimo caso não tem muito o que você possa fazer para se preparar porque serão levadas em consideração o passado do cliente, e com essas informações será definido se o candidato esta pronto ou não para ganhar a vaga disputada.

9 – Dica especial para passar no concurso da PM

Eu tentei durante algum tempo passar no concurso publico da PM, foram dois anos em que fracassei antes de conseguir passar, devo meu sucesso a um segrego que fui descobrir depois de 2 anos estudando para passar.

O nome desse segredo é Neurovit.

E eu fiz um artigo especial para falar do neurovit, se você quiser saber mais é só clicar aqui.

Acredito que com essas dicas e um pouquinho dedicação é quase impossível você não conseguir a vaga que você esta querendo na Polícia militar.

Eu vou ficando por aqui, até a próxima, beijos.

 

 

 

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.